25 de janeiro de 2011

HASTA MUDRÁ

Definição: Gesto, selo ou senha feito com as mãos.

Mudrá: Atitude, selo, gesto ou matriz. Este termo deriva das raízes mud, encanto, magia, satisfação e rati, dar, doar, e o sentido da palavra vai para a atitude que outorga, satisfação ou encanto. No yoga, mudrá representa uma expressão externa que acompanha uma atitude interna. As hastas mudrás são acima de tudo um estado de ser.

Uma linguagem gestual com actuacção simbólica, através da representação associada à natureza e seus protagonistas, deuses e deusas da mitologia hindú, à identificação com a tradição, cultura e herança que nos foram deixadas pelos mestres da antiguidade. Reflexológica por desencadear a receptividade, sintonia ou predisposição mental e fisiológica do praticante e por último, magnética, energética, induzem à sublimação e controlo da energia que circula no corpo sobre a forma de selos que encerram em si um estado alterado de consciência.

O meu intuito será o de expor essencialmente as hasta mudrás, que são gestos feitos com os braços, mãos e dedos e estas podem ser acopladas a outras técnicas como por exemplo no ásana, pránáyáma, bandha, trátaka, dhárana e dhyána ou executadas separadamente. Também poderemos encontrar na dança tradicional hindu diversas mudrás que servem para o actuante representar ou contar algum episódio, alguma história, devoção ou agradecimento. No kulanarva tantra que é um tratado tradicional do hinduísmo, faz-se menção a 108 mudrás.

Existem vários grupos tradicionais de mudrás que se podem aplicar na prática do yoga.

Hasta mudrá: (mão) Gestos feitos com os braços, mãos e dedos

Mana mudrá: (mente) Utilizados na prática de kundaliní yoga, envolvem a acção da mente e até certo ponto fundem-se com técnicas de meditação.

Kaya mudrá: (corpo) Combinações específicas de posturas corporais (ásana) com contracções sobre plexos, órgãos e glândulas (bandha), com exercícios respiratórios (pránáyáma), visualizações e exercícios de concentração. Este grupo poderá ser fácilmente encontrado na prática do hatha yoga tradicional e referido nas suas escrituras com bastante relevância para a evolução do praticante.

Bandha mudrá: (contracção ou compressão) Determinados bandhas executados com objectivos muito específicos.

Adhara mudrá: (suporte) Técnica para canalizar ou direccionar o prána (energia vital) dos centros de energia inferiores do corpo para a cabeça.

Classificação das hasta mudrás:

  1. Samyukta hasta mudrá, gestos feitos com ambas as mãos.
  2. Asamyukta hasta mudrá, gestos feitos com uma só mão.

A actuação das hasta mudrás:

As mudrás actuam por simbologia, reflexologia e magnetismo.

Podemos observar que certas mudrás têm um carácter mais simbólico, outras, um carácter mais magnético e por assim adiante, a bem dizer cada uma têm as suas características e geralmente induzem a estados de maior introversão ou extroversão mediante essas mesmas características.

São diversas as reacções e efeitos produzidos ou simplesmente desencadeados na fisiologia corporal, na mente, no inconsciente profundo, nas emoções, nos sentimentos e nos circuitos energéticos que percorrem o corpo.

Por simbolismo:

As mudrás geram por meio de simbolismo uma maior identificação com a tradição do yoga e com todos os seus intervenientes, deuses, seres da natureza, arquétipos e mestres.

Quanto maior o seu envolvimento com o estudo da cultura Indiana e com as suas tradições, maior a sua percepção e integração no momento em que executa a mudrá e processa a associação do simbolismo contido em cada gesto com a sua origem. É-lhe naturalmente concedida a correspondência entre o mundo sensível e o mundo das ideias.

Por reflexologia:

Quando se realiza constantemente um mesmo gesto (mudrá) e associamo-lo a um determinado exercício respiratório (pránáyáma) ou a uma postura física (ásana), criamos um condicionamento positivo ou um acto reflexo proporcionando ao corpo e mente, uma rápida e efectiva predisposição ou condição para o exercício que lhe fora associado. As mudrás induzem a um estado de maior tranquilidade, concentração, percepção e interiorização para a prática de dhárana, dhyána e pránáyáma. e são um excelente auxílio ou suporte na execução dos ásanas, e trátakas.

Por magnetismo:

Magnetismo é um fenómeno proveniente ou resultante da existência de energia mais ou menos acumulada nos corpos que sejam seus condutores.

Podemos alterar ou influenciar a circulação de energia através de uma simples movimentação da consciência pelo corpo, através da percepção de alterações no comportamento mental ou emocional, contracções de glândulas, órgãos ou plexos nervosos. Se compreendemos o facto de que tudo em nós é energia volátil, e considerando que se encontram distribuídos pelo nosso corpo diversos centros (chakras), canais (nadís) de energia e ramificações nervosas, bastará observar a disposição dos dedos que está directamente ligada ao sistema nervoso e usar a execução das mudrás como códigos que alcançam os estratos mais profundos da mente através da fisiologia corporal. As mãos actuam como receptores de energia (prána), e as mudrás orientam essa energia circulante, evitando que se dissipe ou disperse.

“Concentre-se no espaço, no momento, no propósito que aqui o trouxe e procure estar presente onde e quando tudo acontece”

As hasta mudrás mais usadas na prática (sádhana):

  1. Pránáyáma, nos exercícios respiratórios são naturalmente usadas as mudrás com maior carácter energético e reflexológico, tais como: Jñána mudrá, Mukula mudrá, Atman mudrá, Chin mudrá, Palli mudrá, Kapitha mudrá, Apána mudrá, Vishnu mudrá, Násagra mudrá, Prána mudrá, etc.
  1. Dhyána, na prática de meditação são geralmente usadas as mudrás com maior carácter simbólico e reflexológico, tais como: Bhairava Mudrá ou Shiva mudrá, também são usados os Jñana ou Chin mudrá com a particularidade de se manterem as mãos descontraídas, Samputa mudrá, Ganesha mudrá e Runy Sparsha mudrá.
  1. Ásana, a prática das posturas corporais e seja numa aula regular, na dança de Shiva ou numa demonstração, as mudrás são usadas livremente como um auxilio ou complemento que integram o lado estético, cultural e devocional das posturas ou no que se pretende evidenciar com a sua execução, tais como: Káli mudrá, Trimurti mudrá, Anjali mudrá, Mushti mudrá, Aprakáhsa mudrá, Abhaya mudrá, Vayu mudrá, Pataka mudrá, Alapadma mudrá, Matsya mudrá, Padma mudrá, Garuda mudrá, etc.
  1. Mantra e Pújá, é regularmente usado o Anjali mudrá ou Pronam mudrá com movimento de precursão de palmas na prática de mantra. Na pújá, que na realidade não é nenhuma técnica de yoga mas apenas uma tradição devocional de oferenda e retribuição da cultura Hindu, as palmas das mãos permanecem juntas e de frente ao peito quando se trata de um ser comum ou acima da cabeça quando direccionado a uma divindade ou mestre.

A relação de cada dedo com os chakras, com os elementos e a sua polaridade:

DEDO

CHAKRA

ELEMENTO

POLARIDADE

Polegar

Manipura

Fogo

Neutro

Indicador

Anáhata

Ar

Positivo

Médio

Vishuddha

Éter

Negativo

Anelar

Múládhára

Terra

Positivo

Mínimo

Swádhisthána

Água

Negativo