14 de março de 2012

SŪRYA NAMASKĀR

Saudação ao sol

O Sūrya Namaskāra faz parte do yoga mais ancestral, é mencionado numa das escrituras mais antigas, no Yajur Veda e provavelmente foi desenvolvido com base no Aditya Hrudayam, mencionado no Rāmāyana, que explica um género de saudação ao sol com mantras, similar ao sūrya namaskāra moderno.

Sūrya (Sol)

O sol é fonte de prāṇa (energia), sustenta todo o universo e todos os seres que nele habitam. O sol a é fonte de calor e fogo (agni) que conforta, purifica e é puro, a luz (jioty) que ilumina e revela a vida. A invocação ao sol prende-se pela luz como fonte de conhecimento e na tradição Indiana, a luz, o fogo e o calor são símbolos de sabedoria, inteligência e conhecimento que nos remete para a nossa essência.

Namaskār (saudação)

Saudar ou reverenciar o Sol (Sūrya a divindade), significa sintonizar-nos com o ciclo da vida e morte, com a força e poder divino que reside no centro do nosso ser, assim sendo busco a luz que ilumina e transcende a ignorância que me torna incapaz de reconhecer a minha verdadeira essência.

É a reminiscência da prática de āsana, prática de uma sequência de posturas realizada em sincronia com a respiração, este método de execução detém o nome de vinyāsa. Apesar do seu contexto e as suas características assentarem num ritual de devoção, agradecimento e conexão com a força da natureza mais propriamente com o sol que representa a saúde e longevidade, todas as escolas adoptaram a sua utilização em suas práticas ou coreografias. Para algumas chega a ser a base de uma prática completa, em outras salientam-se grandes variações ou alterações e até já foi resgatado por instituições contemporâneas que desenvolvem planos e coreografias para actividades físicas.

Como a diversidade de práticas ou sequências é em elevado número, deveríamos escolher aquela que se aproxima mais do original e a que vai ao encontro da nossa pretensão, a única forma de o sabermos é experimentando e estudando sobre o assunto, mantendo a mente e o coração abertos.

Segundo a escola de Shivananda é um conjunto de 12 posições que combinam força, elasticidade, concentração e coordenação. Actua ao nível mental, emocional, físico e energético. Um sequência de posições ou āsanas encadeados e aos quais acrescentamos mantra, bandha, prāṇāyāma e pūjā.

Por tradição deveria ser praticado com exposição ao sol nascente, não esqueçamos que se trata de uma saudação ao sol.

Execução

Fique de pé, voltado para leste, ao amanhecer, e vocalize os mantras para o sol com a oferta de sândalo vermelho, flores, grãos de arroz com água e de seguida realize o sūrya namaskāra.

A execução do sūrya namaskāra é feita mediante um circuito de 24 posições, 12 para cada lado e deverá iniciar primeiro estendendo a perna direita e depois com a perna esquerda para completar a saudação. Normalmente é feito em múltiplos de dois mas quando realizar 25 vezes o sūrya namaskāra completa uma frequência (avritti) e os praticantes mais experientes já o fazem contando o número de avrittis.

Se for realizado lentamente desenvolve a concentração, a estabilidade emocional e actua no subtil, já de forma mais rápida desenvolve a agilidade, a resistência e actua no denso.

Shivananda recomenda que se vocalize ou mentalize o seguinte sankalpa no início de cada execução.

“Hey Sūrya deva, mera pranām swikar karen, samasta bhāgya janit sankaton se meri raksha karen”

“Ó senhor sol, saudações a você. Por favor, proteja-me de qualquer malefício que o destino possa ter reservado para mim”.

Existem 12 nomes atribuídos ao sol e associados às energias principais que são emanadas por ele. Estes nomes são normalmente evocados durante a prática, uma vocalização antes da execução de cada āsana. Pode ser feito lentamente para desenvolvimento energético ou rapidamente para desenvolvimento físico.

Quando executado lentamente fica acessível a vocalização dos mantras mas quando executado rapidamente será provavelmente mais fácil vocalizar os bījas.

Os bīja mantras a vocalizar antes de cada posição:

  1. Om Hram
  2. Om Hrim
  3. Om Hrūm
  4. Om Hraim
  5. Om Hraum
  6. Om Hrah

Os mantras de cada posição são os seguintes:

  1. Om Mitrāya namah - Saudação ao amigo de todos
  2. Om Ravāye namah – Saudação àquele que brilha
  3. Om Sūryāya namah – Saudação àquele que gera actividade
  4. Om Bhānave namah – Saudação àquele que Ilumina
  5. Om khagāya namah – Saudação àquele que se move rapidamente no céu
  6. Om Pūshne namah – Saudação àquele que dá força e alimenta
  7. Om Hiranyagarbhāya namah – Saudação àquele do ventre dourado
  8. Om Mārichāye namah – Saudação ao senhor do entardecer
  9. Om Ádityāya namah – Saudação ao filho de āditi, a mãe cósmica
  10. Om Sāvitre namah – Saudação ao poder estimulante do sol
  11. Om Árkāya namah – Saudação àquele que é digno de ser reverenciado
  12. Om Bhāskarāya namah – àquele que leva à iluminação

Sem comentários: